domingo, 4 de fevereiro de 2018

Máscaras de Carnaval


As Máscaras de Carnaval, ainda actualmente existem em grande variedade, nomeadamente as de borracha, mas hoje quero recordar aquelas máscaras de plástico quase tão finas e frágeis como uma folha de papel, seguradas na cara do folião com um simples fio elástico, furinhos para os olhos e nariz, e ás vezes para a boca. 

A foto não é do Carnaval, e sim do Halloween americano, mas o efeito era o mesmo. No entanto, não me recordo de por cá as máscaras serem habitualmente vendidas junto com disfarce.

Tigres, macacos, Inspector Gadget ou Ulisses 31 (Estas imagens vieram de sites franceses, mas não me admira que algumas tenham sido comercializadas por cá)

Um pouco o upgrade daquelas que faziamos na escola em cartolina, igualmente presas com esses elásticos fininhos. Também se vendiam máscaras em cartão, mas acho que as de plástico em relevo eram mais interessantes, e tenho impressão que as vi ressurgir nas lojas do chineses.





Os temas incluiam figuras conhecidas dos desenhos animados ou banda desenhada, personagens e monstros de filmes de terror, figuras mais genéricas como palhaçõs, indios e cowboys dos westerns, etc.
No meio de piratas, diabos, bruxas, vemos por exemplo ALF, a Coisa do Outro Mundo.


Vários animais junto á bruxa, palaço, caveiras, etc.
O único tipo de máscara que recordo usar no Carnaval foi a mascarilha do Zorro, mas lembro-me que nunca gostei daquelas estilo Carnaval de Veneza, mas ficava fascinado com algumas dessas simples máscaras em plástico que via á venda. 





Na retrosaria da minha tia ela teve por exemplo do Snoopy, ou uma do Ultraman, que só passado muitos anos reconheci a figura quando a RTP deu alguns episodios da clássica série japonesa. Na altura devo ter pensado que era da Guerra das Estrelas!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr" e nosso Youtube: "Enciclopédia TV".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...