sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A Morte do Super-Homem (1993)


17 de Novembro de 1993. Uma das raras datas em História Ficcional que transborda para o Mundo real. Neste caso até teve honras de figurar em noticiários e imprensa não especializada na 9ª arte: "A Morte do Super-Homem". Nesse dia a editora DC Comics lançou a revista "Superman" Nº 75, o culminar do arco iniciado em Dezembro de 1992 na edição "Superman: The Man Of Steel" Nº 18, que apresentou aos leitores a criatura que iria ser o carrasco do Último Filho de Krypton: o monstruoso "Doomsday", baptizado em "português" como "Apocalypse".
Além das revistas do Homem de Aço, as consequências do seu desaparecimento refletiram-se em diversos outros títulos, e até contribuiram para tornar um dos heróis fundadores da Liga da Justiça num temível vilão.
A sinopse é simples: um misterioso ser escapa de um subterrâneo e começa a espalhar destruição e mortes no caminho para Metropolis. Os heróis da Liga da Justiça são rapida e brutalmente derrotados e só o Super-Homem consegue fazer frente á criatura que está cada vez mais forte.


Num golpe final, junto ao Planeta Diário e na frente de Lois Lane, Jimmy Olsen o Homem de Aço derrota Doomday mas não resiste aos ferimentos e perde a vida.


Conta-se que originalmente o destaque seria o casamento de Lois Lane e Clark Kent, mas que a história foi adiada para sair na mesma época que o casal iria atar o nó na série "Lois & Clark". Na lista de criadores desde evento inédito até á epoca encontramos os nomes Mike Carlin, Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson, Jerry Ordway e Karl Kesel.
Como vemos nesta reportagem da época, a morte do Super-Homem não foi uma surpresa para quem acompanhava as suas aventuras na banda desenhada.

Curiosamente, a morte do Super-homem é comparada á morte do J.R. em "Dallas", que por influência da reacção negativa do público foi "ressuscitado". 
Outros segmento de noticias, que inclui declarações da "noiva" do herói caído:


Tenho a memória de também ter visto a notícia num dos telejornais da RTP ou SIC, apesar de já ter lido antes num jornal ou revista. Imagino que para os leitores mais novos ou mais envolvidos a morte deste idolo terá sido um trauma como anos antes foram as mortes de Chanquete e do David O Gnomo...Podia ser lido como uma lição de vida, que nada dura para sempre, nem o poderoso Super-Homem, o primeiro super-herói e uma das figuras mais reconhecidas mundialmente. Podia fazer refletir sobre a mortalidade do ser humano. Pelos menos durante uns meses, até o Super regressar com uma guedelha e um fato preto, e confirmar que na banda desenhada nínguém fica morto muito tempo...tirando o Tio Ben, Gwen Stacy e o Capitão Marvel.
Claro que depois da "morte", houve o funeral, a viagem pelo outro-mundo, o aparecimento de 4 super-homens e obviamente o regresso do verdadeiro.
Vamos ver as capas das edições portuguesas:
"A Morte do Super-Homem".
 "Funeral para um amigo"
 "Super-Homem Além da Morte"
 "O Regresso do Super-Homem"

Devido ao habitual atraso entre as revistas publicadas nos Estados Unidos e as edições brasileiras da Editora Abril e o atraso entre a sua edição em Portugal, só em 1995 tivemos a possibilidade de ler a história em português deste lado do Atlântico, que foi agrupada em vários volumes. No final dos anos 90 até comprei a novelização, um grande calhamaço que encontrei no El Corte Ingles de Madrid, em espanhol, obviamente.
Todas as imagens deste artigo foram retiradas das revistas da minha colecção pessoal. O estado delas até não é grande coisa, devido á grande quantidade de vezes que reli este verdadeiro evento da banda desenhada.


Este arco foi adaptado no filme animado "Superman: Doomsday" (2007) e em imagem real nos filmes "Batman V Superman" (2016) e "Liga da Justiça" (2017).
Recomendo um artigo de 2014 com uma entrevista ao escritor e desenhador de "Superman nº 75": Dan Jurgens: "Throwback Thursdays: Dan Jurgens Remembers The Death Of Superman | ComicBook.Com", um nome importante desta e das fases seguintes da história do Super-Homem. E também aconselho este artigo de 2016: "Superman Died 24 Years Ago Today".
Infelizmente, quase 11 anos depois, o verdadeiro Super-Homem morreu na vida real, com o falecimento do actor Christopher Reeve que deu vida ao Homem de Aço em quatro filmes.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...