quarta-feira, 28 de junho de 2017

As Carrinhas da Family Frost

No post anterior o Paulo Neto recordou a "Carrinha Mágica (1994-97)" , amarela como as que recordo hoje. Há algum tempo conversava em casa sobre umas carrinhas que vendiam congelados e que tinham desaparecido de circulação. Por coincidência, no Facebook descobri através do Luís Filipe Ramos que a tal empresa se chamava "Family Frost"




Munido dessa informação, fui pesquisar no Google e rapidamente surgem as noticias a dar conta da insolvência da empresa em Portugal em 2012, que lançou no desemprego mais de duas centenas de trabalhadores que percorriam as zonas mais recônditas do país a bordo das carrinhas amarelas a vender pizzas, rissóis e gelados congelados ao som de uma música irritante que podem ouvir aqui: "Melodia Family Frost". Dizem as Wikipédias polaca e checa que a música é derivada de uma popular canção sueca de embalar. A versão estridente no altifalante das carrinhas deve é ter acordado muito petiz por essa Europa fora.

Eu já era adulto quando ia à porta da casa assistir às compras, sempre na esperança de que alguns gelados ou pizzas viessem morar no congelador, mas geralmente eram escolhidos rissóis, peixe ou aquelas "almofadinhas" recheadas de queijo e fiambre.





A origem da empresa é alemã, e terá chegado a Portugal em 1997. Desconheço se no nosso país alguma outra empresa assumiu o nicho de negócio, que não necessitava de gastos em publicidade, visto que eram as compras que chegavam à porta do cliente.
Notícias relacionadas:
Acreditem ou não, existe um modelo em 3D (não oficial, acho) da carrinha para o jogo "Grand Theft Auto IV".



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

6 comentários:

  1. Acordei hoje de uma soneca a sonhar com a carrinha. Estranho ! De facto trabalhei na empresa em questão em 2000, durante quatro anos, e ficaram algumas , boas e más, memórias. Muito estranho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, então foi um sonho ou um pesadelo? ;)
      Não é assim tão estranho sonharmos com um trabalho antigo, já me tem acontecido.

      Eliminar
  2. Porque a family frost acabou em Portugal?

    ResponderEliminar
  3. Eu comprava semp coisas nunca devia de ter desistido faz falta as pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Que pena ter acabado, adorava os produtos deles, os profiteroles eram maravilhosos e o bolo Floresta Negra, foi o melhor bolo que comi até hoje, tudo era de grande qualidade. ❤

    ResponderEliminar
  5. Porque não voltam a vender ? Muitas pessoas iriam comprar decerteza ,tem tudo saudades dos produtos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...