terça-feira, 17 de março de 2015

O salvamento da bebé Jessica (1987)

por Paulo Neto

De vez em quando, um acontecimento dramático da vida de cidadãos comuns acaba por ganhar uma dimensão global, devido à cobertura mediática. Na década de 80, um desses casos mais célebres foi o da pequena Jessica McClure.



No dia 14 de Outubro de 1987, na cidade de Midland no Texas, Jessica, de 18 meses, caiu num poço petróleo abandonado com 6,7m de profundidade e 20cm de largura, sendo resgatada ao fim de 58 horas. O poço ficava perto do quintal da sua tia, onde Jessica brincava com outras crianças sob a supervisão da sua mãe Cissy. A queda no poço terá acontecido quando Cissy deixou de vigiar as crianças para atender uma chamada telefónica.

À medida que se uniam esforços para retirar a criança, a cobertura mediática rapidamente alcançou dimensões nacionais e depois globais. Lembro-me que na altura, a RTP interrompia a programação habitual para dar novidades sobre a situação. Sendo então o único canal temático de informação nos Estados Unidos, a CNN beneficiou de fazer uma cobertura a tempo inteiro para alcançar as suas primeiras grandes audiências (antes de se notabilizar pela cobertura da Guerra do Golfo). Segundo a CNN, chegavam à redacção mensagens de todo o mundo com votos de apoio à família McClure e soluções para retirar a menina do poço. 


Para o salvamento, foi aberto um buraco paralelo ao poço utilizando a então inovadora técnica de corte com jactos de água para depois escavar um pequeno túnel perto do local onde a bebé estaria, para lhe aplicarem as ligaduras e o equipamento pelo qual seria içada à superfície. Ao fim de mais de dois dias aprisionada no poço, Jessica finalmente regressou à superfície. 
Foi submetida a quinze cirurgias para tratar os efeitos da queda e da subnutrição, incluindo a amputação de um dedo do pé gangrenado. 



Jessica e os pais com o Presidente George H.W. Bush


Jessica McClure-Morales em 2017 com o marido e os filhos



No próximo dia 26 de Março, Jessica McClure completa 29 anos. É casada desde 2006 com Daniel Morales, de quem tem dois filhos. Jessica não tem quaisquer memórias em primeira mão do acidente que a tornou famosa. Além do dedo do pé amputado, tem ainda como marcas uma cicatriz na testa e uma artrite reumatóide crónica. Em 2011, teve acesso ao fundo de donativos que lhe foi criado com o qual comprou a casa onde vive com a família (e que fica apenas a três quilómetros do poço onde caiu). 


A história do salvamento de Jessica foi transposta para um telefilme em 1990, "Everybody's Baby: The Rescue of Jessica McClure", com Beau Bridges e Patty Duke. Inspirou também o episódio dos Simpsons "Radio Bart", onde Bart inventa uma história de um miúdo chamado Timmy O'Toole caído num poço que gera uma onda de solidariedade em Springfield. Mas quando Bart cai mesmo no poço e confessa a sua tramóia, só terá a ajuda da família e de Sting. 
Imagens do salvamento foram utilizadas no videoclip "Man In The Mirror" de Michael Jackson e no filme "V de Vendetta".

          


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...